Doze em Doze

 Odoze em doze é um pequeno projeto dedicado a criação de um layout diferente por mês para cada mês do ano de 2021. Fiz esse projeto como uma forma de me manter ativa na blogosfera e desenferrujar minhas habilidades com HTML e design. Atualmente, abril, já foram feito quatro layouts.

Nessa página do blog você confere todos os layouts feitos no projeto, assim como o próximo a ser feito enquanto o ano não acaba.


01. Painting Drip (postagem de apresentação do layout)

O conceito desse layout era relacionado ao Ano-Novo, um novo começo depois de um ano doido como 2020, uma página em branco. O layout era basicamente preto e branco no corpo da postagem, com apenas um gadget fixo na lateral contendo uma mensagem introdutória e o menu do blog. A ilustração para complementar foi feita por mim mesma, é um autorretrato incorporando minha persona aqui no blog (Neko), se tornou a única coisa colorida no template além de uma faixa de tinta que fica do outro lado da área de postagem. A ilustração foi animada com a ajuda da minha amiga, Aline.

Visão Geral:

02. Network Love (postagem de apresentação do layout)

O layout teve inspiração na música Network Love do grupo sul-coreano Seventeen, a música fala basicamente de um romance que começou pela internet e a intenção do layout foi imitar uma página 'antiga' da web, pensando no estilo do Windows 98 e algumas cores que eram bem comuns aqui na pelos anos 2010. Esse layout, até o presente dia (09.04) foi o meu favorito de fazer e um dos mais elogiados pelos leitores do blog!

Visão Geral:

03. Rapunzel's Hair (postagem de apresentação do layout)

O mês de março foi ilustrado pelo meu filme favorito de animação, Enrolados! Usando uma paleta de cores mais quente, lembrando o verão e uma ilustração cobrindo o lado direito inteiro do blog. O layout foi feito de uma forma mais delicada e fantasiosa. No desenho, fiz a Rapunzel na janela/porta da sua torre juntamente com o Pascal. E, novamente, usei apenas um gadget, dessa vez escondido, só para o menu do blog.

Visão Geral:


04. April Fool's (postagem de apresentação do layout)

Em abril, usando de inspiração o dia primeiro, o layout foi feito com uma ilustração de um bobo da corte e a área de postagens centralizada com o topo arredondado. Não foi minha melhor criação, sendo sincera e, até agora, é o layout menos favorito. Muitas das personalizações que eu usei foram reutilizadas dos outros três templates anteriores, apesar do resultado final ter me agradado, não foi o melhor que eu podia fazer - e também não se parece com a ideia original que eu tive. Novamente, a paleta é mais simples, dessa vez com o vermelho como cor complementar do branco e preto.

Visão Geral:



05. The 6th Anniversary (postagem de apresentação do layout)

Como uma boa carat que tem um amor imensurável pelo Seventeen, eu tive que aproveitar a oportunidade e homenageá-los com esse layout em comemoração aos 6 anos de grupo que serão completados no dia 26 de maio. A base desse layout veio de um design antigo, de 2016 e as cores utilizadas são as oficiais do próprio Seventeen, rose quartz e serenity . O álbum "You Make My Day" foi a principal inspiração para a "vibe" do layout, lembrando algo mais sonhador e doce.

Visão Geral:



06. I got pride & cake! (postagem de apresentação do layout)
Pensando no que fazer para comemorar o aniversário de um ano de blog e também como homenagear o mês do orgulho LGBTQ+ eu acabei pensando que a melhor ideia seria a de remodelar um antigo layout comemorativo que eu havia feito para meu antigo blog, Wonder. Usei basicamente a mesma essência, apenas mudando a paleta de cores e redesenhando a ilustração principal e o pequeno icon comemorativo. Com esse layout, também lancei uma proposta de aniversário e presenteei meus leitores com icons desenhados com retratos dos mesmos!

Visão Geral:



Esse foi um layout feito sem planejamento prévio. Quando comecei a trabalhar nele eu estava com uma leve inspiração em cottage core e num vetor muito específico de dois cogumelos, então trabalhei em cima disso e na ideia de fazer um layout bem nivelado e arrumado em pequenas caixinhas. Esse foi o resultado e, surpreendentemente, um dos mais adorados pelos leitores do blog ♥

Visão Geral:

O layout estrelando agosto foi um tanto 'experimental' visto que eu decidi usar uma blogskin e o modelo clássico do blog (coisa que eu nunca tinha feito em nenhum dos meus anos nessa empresa vital). Felizmente, depois de apanhar um pouco com o HTML eu cheguei num resultado bem parecido com o que eu tinha imaginado, a principal inspiração para o layout foi o drabble da minha amiga do blog Doukyuusei, Snow!

Visão Geral:

Setembro foi feito com bases na música Lemonade da banda Circa Waves, uma das minhas favoritas. A inspiração veio diretamente da letra da música, assim como as cores, para a composição da paleta de cores e da ilustração usada, alguns elementos dos anos 50-60 (mid-century) foram usados também. Foi o primeiro layout no projeto utilizando uma paleta de cores majoritariamente escura. Houveram algumas complicações com o tamanho da sidebar por conta do meu monitor ter mudado porém, não foi difícil consertar.

Visão Geral:

Outubro, ao contrário de outro tema escuro e voltado para o terror em prol do Dia das Bruxas, o Limerence apareceu com muito rosa e amor para espalhar, isso foi porque o tema desse mês foi dedicado e inspirado pelo grupo sul-coreano Pentagon e pelo último álbum lançado: Love or Take, cuja estética lembrava muito volumes de mangás, o que me deu a ideia para o elemento principal que foi o menu em hover que levantava cada um dos livros.

Visão Geral:


Novembro veio com um tema escuro porém com minha cor favorita acentuando, o vermelho! Que também é a cor tema da série Stranger Things, que foi a inspiração para o layout, mais especificamente: a carta que a Eleven lê no final da terceira temporada. Um layout simples com destaque para a ilustração e apenas um menu simples para as páginas principais do blog.

Visão Geral:

12. The Christmas Ending (postagem de apresentação do layout)
Dezembro chega, encerrando o projeto com um layout minimalista focando apenas na cor destaque, o vermelho. Que, de praxe, também representa o Natal. A ilustração tem como foco a Tayori, personagem original minha que é lésbica e ajudou a sanar a vontade de fazer algo romântico para o blog.

Visão Geral: