setembro 10, 2021

Doze em Doze: 09. Lemonade

Diferente do mês passado, dessa vez eu me recompus e estou postando a introdução do layout no momento certo, ou seja, no começo do mês. Bem vindos à setembro e adios desagosto! FINALMENTE. Pra mim esse mês sempre dura demais então estou aliviada de finalmente ter acabado. Trazendo pela primeira vez no projetinho um layout com tons escuros, o layout da vez é inspirado numa música de uma das minhas bandas indies favoritas, Circa Waves

Eu tive a ideia pra esse design desde quando ouvi a música pela primeira vez, mais especificamente, quando vi as cores da capa (que está aqui na barra lateral), a mistura do laranja com azul e um leve tom de roxo nas partes mais escuras me foi muito atraente, não é uma paleta que eu costumo usar muito nas minhas composições mas, eu queria experimentar e ela certamente é muito harmônica e eu gostei muito do resultado. O layout também teve inspiração direta no clipe da música que se passa num cenário antigo, eu diria entre os anos 50 e 60, uma vibe mais mid-century e eu não podia perder a chance de incluir elementos dessa era que, inclusive, tem voltado muito a moda. O background, as letras garrafais e as bordas arredondadas são os principais elementos que eu tentei remeter a esse estilo. Talvez eu tenha feito tudo errado? Talvez. Eu não fui realmente atrás da fidelidade histórica, até porque não preciso levar tão a sério assim um layout que vai ficar só por um mês aqui no blog HAHAH.

Aproveitando que trouxe mais uma ilustração original, vamos falar um pouco sobre o processo dela! Sentem ai, amores, vamos de mais uma mini-aula de ilustração com a Profª Neko :D

Dessa vez, fiz diferente. Coloquei o timelapse da ilustração aqui em cima e vou explicar o que aconteceu durante a construção, o que mudou, etc.

Como vocês podem ver, assim que eu 'terminei' o desenho... eu comecei ele de novo. Isso aconteceu porque eu não gostei do primeiro resultado, eu tinha me deixado levar pela ideia de texturas e ilustração sem lineart e no final não ficou nada como eu queria. O que eu queria era mais como vocês estão vendo aqui no blog, linhas simples, cartunesca, sem muita dimensão. Uma coisa que a gente aprende na vida de ilustração é que  menos é mais. Basicamente, quanto menos você precisar detalhar uma ilustração pra se expressar e passar a mensagem necessária: melhor. (não em todos os casos, claro, mas reparando em livros infantis, a gente percebe que os detalhes são bem ralos mas, ainda sim, consegue passar a mensagem da história) 

E fazer isso é difícil pra caralho, sim, confuso. Começamos a desenhar sem se ater aos detalhes, pesquisamos e estudamos pra trazer esses pontos pra depois ter que se descontruir DE NOVO e voltar a fazer algo mais simplificado, a diferença é que nesse segundo momento temos o conhecimento do que estamos fazendo. Enfim.

No primeiro momento eu me ative tanto aos detalhes que a primeira ilustração chegou até a trazer um ar de realismo que eu não queria de jeito nenhum então, eu pus em prática um exercício que eu tive enquanto fazia meu curso. 

O exercício era de transformar uma fotografia numa ilustração cartunizada, uma caricatura, basicamente. E isso se é alcançado pela *repetição e cópia* ou seja, pegar a foto a primeira vista e copiar exatamente o que está vendo, então começar a repetir esse desenho a partir do anterior que você fez (deu pra entender?), mas, aos poucos, ir simplificando o desenho, retirando coisas que não precisa e, precisamente, transformando numa caricatura.

Mais ou menos, quando eu estava em 70% da pintura, eu já sabia que a ilustração não ficaria como eu queria e que eu iria fazer de novo, porém, eu continuei até o final pra eu ter a base completa do que eu iria tirar depois. Passei por cima, criei uma nova camada e segui em frente.

O que foi retirado de uma tentativa para a outra:

  1. Píncel com textura < troquei por um pincel simples;
  2. Passadas inconsistentes < fiz linhas solinhas;
  3. Muitos pontos de luz < foquei só nos principais;
  4. Muito detalhe na sombra < sombras marcadas e num tom único;
  5. Sem lineart aparente < lineart escura e grossa.
E também, vamos lá né, eu tava usando uma paleta super nada a ver com a da capa do álbum. Não sei, me deu uns 5 minutos de doideira e eu comecei a usar as cores do clipe que são bem distintas e sim, eu sei que parece uma laranja quando na verdade é pra ser um limão siciliano mas eu me ative a paleta mesmo e é isso ai (mODerNiSmo).
Comparação lado a lado pra vocês perceberem as diferenças na prática. 
"Ah, mas porque o menino está com essa expressão tão triste/emburrada? :(" porque eu fiz de acordo com a letra da música! A letra é um pouco enigmática mas, eu tenho quase certeza que é uma crítica a sociedade ~digital~ e como você pode se inscrever pra todas as coisas, pra odiar alguém, pra amar, pra querer a paz e também o fato de que a gente perde muito da nossa vida fazendo isso. No refrão, tem essa linha que inspirou diretamente a ilustração: 
"And we're all drinking lemonade. We thought we'd be doing something great by now" ("E estamos todos bebendo limonada, nós achamos que estaríamos fazendo algo incrível agora")

E sinceramente: such a mood. Quem é que não está assim hoje em dia né? Todo mundo queria estar fazendo algo incrível e muitas vezes só acaba ficando no celular o dia inteiro, caso não tenha nenhuma responsabilidade com trabalho e afins. Puta crítica social foda.

Essa música é muito gostosinha e eu recomendo a discografia inteira dessa banda, é muito boa. E bem, fora isso não teve nada que vocês não tenham visto nos outros layouts do blog, a sidebar é fixa e meu plano era fazer ela bem maior porém, eu estou de computador novo e meu monitor é GIGANTE (2560x1080), consegui montar meu PC GAYMER e aproveitei pra chutar o balde e comprar um monitor wide screen, então aqui eu tenho espaço de sobra, mas pra maioria isso não é o que acontece, ainda mais usando uma side fixa eu tive que me ater a não deixar maior se não a visualização não ia ficar legal pra ninguém, portanto, me avisem caso não consigam ver algo ou esteja cortando alguma coisa pra vocês!

Uma inspiração que eu estava tentando seguir era da Gaëlle Avril, uma artista parisiense.

Eu sou a maior cadelinha desse estilo que ela vem tentando recentemente, cores sólidas e "planas", sem muita sombra ou detalhes, é um estilo que muitos de vocês já devem ter visto em propagandas publicitárias, revistas ou no desenho a Pantera Cor de Rosa.


Ai, meu sonho fazer algo assim e eu sei que parece tão simples, mas não é, acredite, eu já tentei hahaha. Mas, espero um dia alcançar esse nível e fazer algo tão colorido e bonito dessa forma. Só queria deixar vocês com algumas referências e inspirações.

Espero que tenham gostado do layout tanto quanto eu gostei de fazer ele! Ainda tenho alguns comentários pra responder e vou me esforçar pra resolver isso nesse fim de semana, amanhã tenho mais uma gravação, mas, fora isso, sigo livre. Estou devendo uma postagem pra falar das mudanças que tem ocorrido na minha vida e como é a experiência de estar "trabalhando" de casa e convivendo comigo mesma e minha procrastinação, bem, se ela não me atrapalhar acho que consigo trazer esse 'update'.

Obrigada por lerem e pelo apoio constante ao blog, pessoal ♥ vou ficando por aqui, volto logo!
curiosidades: enquanto fazia esse layout eu fiquei assistindo uma live do Alan (umas 4 horas e meia de live) e descobri que consigo me concentrar bem enquanto assisto/ouço esse tipo de coisa, hoje eu fiquei ouvindo o RPG do Cellbit "O Segredo na Floresta" enquanto finalizada e super recomendo! Agora, isso funciona enquanto eu faço coisas práticas, pra escrever essa postagem eu fiquei ouvindo uma playlist de dark academia misturado com o povs, tipo "Você está estudando numa biblioteca mal-assombrada junto com fantasmas" que misturam várias músicas clássicas com sons ambientes de chuva, passos, conversas, etc. Incrivelmente, super me ajudou!

2 comentários:

  1. Parabéns por ter conseguido fazer a postagem do layout no começo do mês Neko, eu estou vindo comentar sobre no final mesmo pois andei ocupada mas isso é detalhe, não poderia deixar de prestigiar mais um trabalho do seu projeto!

    E sendo breve, gostei da paleta, das bordas e da ilustração simplona que eu sinto que é a única coisa que consigo fazer com o que tenho no momento, só que sem as cores hahahacry eu tenho que tomar vergonha na cara e voltar a treinar meu traço mesmo mas ou me foco muito na escrita ou na leitura e revisão e bem, é isso mesmo. Por mais que ver uma arte detalhada te tire o ar, não há nada que um cenário de A Pantera Cor de Rosa, Corrida Maluca ou as arte da Hanna-Barbera não faça melhor KOREKORWKROW

    E desde que vi o Luba falando de "O Segredo na Floresta" achei a ideia incrível mas ela é tão incrível que eu passo longe dela, no mais é bom ver Cellbit engajado nos projetos dele!

    Por fim vou te responder bem rapidinho pois ainda tenho que lavar a louça da janta. Fiquei muito contente em saber que meu conselho te ajudou de alguma forma Neko, assim como adorou a tag que te indiquei ♥ e naquela carta eu me referi ao primeiro amigo que tive e que acabou mudando de cidade e eu cortei contatos com ele por ene fatores kokorewkrw a vida acontecendo mesmo :v

    Beijos, Snow!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá tudo bem Snowzinha, a gente começa o ano no pique e no final vai ficando mais complicada e atarefada HAHAHA normal ♥

      Fico feliz que tenha gostado!! e bora praticar menina! sua escrita e sua leitura já tão ótimas, hora de dedicar nos desenhos hahah

      HAHAHAHA SÉRIOOO? controverso, mas entendo! eu mesma já enrolei tanto pra continuar assistindo que já esqueci onde parei, acontece.

      A tag já já vai ser postada, acho que vou aproveitar meu aniversário para tal! aaaaah entendo, uma pena que tenha cortado contato com ele :') mas a memória sempre fica, ainda bem!

      Beeeeeeeeeeeeeijos!

      Excluir