janeiro 02, 2021

Doze em Doze: 01. Painting Drip - Feliz Ano Novo!

Boa noite, meus queridos! Como vocês estão nesse belíssimo começo de ano? Aliás, um feliz ano novo pra todo mundo! Espero que tenham curtido a virada e aproveitado dentro do possível e da forma mais segura, felizmente eu consegui me divertir e aproveitei junto com minha irmã e meu cunhado, pelo menos um ponto alto nesse final de ano pra trazer uma esperança extra pra 2021, eu realmente não acredito que as coisas vão melhorar imediatamente mas, ao menos, estamos mais pertos de conseguir a vacina logo. 

Bem, já está bem óbvio mas o blog está de cara nova e esse é o primeiro layout do pequeno projetinho desse ano dos 12 layouts em 12 meses, inclusive, esse layout foi o que me inspirou a fazer o projeto todo, eu já vinha pensando nessa ilustração ao lado desde outubro, ela é basicamente um autorretrato bem estilizado e usando as cores primárias, que são as cores que estão no meu cabelo mesmo! A animação foi feita pela minha querida amiga Aline (@aalmeida.aep) e a gente passou por um processo bem longo até decidir exatamente quais seriam os movimentos do cabelo, dos olhos, etc. Vou entrar em detalhes na continuação da postagem, claro, foi um processo bem divertido e ambas ficamos muito felizes com o resultado e felizmente a Aline me encheu de vídeos de quando ela estava fazendo então eu vou ter bastante coisa pra mostrar pra vocês!

Espero que tenham gostado da mudança, ainda não sei como vou organizar em relação às imagens de introdução ou se vou colocar só na continuação e ainda tenho que editar as páginas do blog, mas, em alguns dias tudo já vai estar arrumadinho. Fiz esse layout com medidas específicas em relação ao background (1366x768) então, peço que me avisem se ficar diferente no monitor de vocês, não sei, posso tentar consertar!

O básico desse layout era que as cores iam ficar concentradas só na ilustração e na faixa de 'tinta' do lado direito, o que tornou as coisas mais fácil porque eu só tive que manter na escala de cinza e tudo certo. Não dá pra negar que eu sou do time minimalista quando se trata de design, eu propus uns desafios pra mim mesma nos próximos meses mas, não esperem que eu faça algo muuuuito elaborado porque esse projetinho é pra eu voltar a me acostumar com mexer em HTML e edição, tenho que ir com calma pra não acabar me estressando, hahahaha.

 
A ilustração da esquerda foi a primeira que eu fiz usando meu iPad e o aplicativo Procreate. Apesar de ter seguido o estilo animado, não ficou como eu imaginava, faltava profundidade e mais dinâmica, veja, a primeira versão tá muito tediosa comparada ao produto remodelado, não tem brilho, não tem algo que chame realmente a atenção, ficou bem apagado. Por isso, eu decidi me arriscar e ir pro pra um programa que eu não estou tão acostumada a trabalhar: Adobe Illustrator.

O Illustrator é um aplicativo focado em ilustração vetorial, ele funciona melhor com trabalhos que tenham mais formas geométricas porém isso não impede de fazer linhas mais artísticas e cômicas. O aplicativo pra iPad ajudou bastante nesse processo porque ele é extremamente intuitivo e fácil de mexer, me acostumei rapidinho e terminei em umas 4 horas (acho). Como podem ver, eu usei a primeira versão como base pra tudo, algumas proporções eu mudei e dei mais movimento em outras partes além de procurar deixar tudo mais interessante, no geral, colocando brilho, degradê, camadas em overlay, etc.

Ilustração pronta, hora de passar pra animação. Não vou conseguir explicar em detalhes os processos que a Aline fez, porém tenho vários videozinhos e imagens do processo de animação que vou colocar aqui e tentar explicar um pouco.

 

A primeira parte da animação foram as piscadas do olho. Eu fiz um formato bem estranho pro olho mas ela conseguiu fazer bem a animação, a partir dai eu já tava super feliz, hahahah. A segunda parte foi ver como fazer os cílios na hora do olho fechar. Ela foi me mandando e eu fui falando como eu imaginava até a gente chegar nos cílios virando pra baixo mesmo, da mesma forma que nossos olhos fazem.

 

 

Depois veio a movimentação do cabelo e das orelhinhas. A princípio a Aline tinha feito bem sútil, mas, depois eu falei pra ela que os movimentos podiam ser mais exagerados e maiores. Ela foi ajustando e me falando, também fazendo o que ela achava melhor em certos casos, eu só ia dando os toques do que eu imaginava e ela ia me apresentando. Com isso, veio o primeiro render final.


Depois disso, começou a guerra pra descobrir como animar o brilho no meio da pálpebra. Quando a gente ilustra nem todos os detalhes são muito favoráveis para a animação, esse brilho que funciona como um simples toque final fez a gente quebrar a cabeça pra saber como animar. Eu fiz um rascunho onde o brilho ficava virado pra fora, como uma "barriga" porque eu imaginei o redondo dos olhos, mas desse jeito não deu muito certo. A Aline foi animando, essa foi a parte mais debatida porque nada parecia muito certo, quando o olho fechava tudo ficava um pouco estranho e a gente não estava gostando muito do resultado. Ela me mandou acho que uns cinco testes diferentes e a maioria a gente já não gostava de cara, hahahahaha. No final a gente decidiu com o brilho virado pra dentro (como uma rampa) e diminuindo um pouco de tamanho conforme o olho fechava. Depois disso a última coisa foi só o movimento pra cima e pra baixo que foi bem simples e pronto!

Houveram alguns probleminhas com a renderização, o fundo ficou preto nas primeiras vezes e, no final, eu tive que trocar a cor do fundo pra um branco mais escuro mas, não fez tanta diferença. O layout ficou um pouco diferente do que eu imaginei de primeira porém eu me apaixonei no final! E espero que vocês tenham gostado também porque agora é só no próximo mês que vai mudar, haha.

Bem gente, essa foi a primeira postagem do ano. Convido vocês a tentarem esse desafio, se quiserem, podem também alterar do jeito que quiserem, viu?

Não tenho muitos planos pra postagens agora em janeiro além da carta do mês, porém, vou tentar planejar algumas outras coisas. Tenho vários planos pra esse ano, quero tentar completar alguns de verdade. Novamente, feliz ano novo pra vocês e QUE 2021 NÃO SEJA UM CAOS DE NOVO.

Um beijo pra vocês, se cuidem!

11 comentários:

  1. Oi Neko, tudo bem contigo? Como está sendo o seu ano novo? Ano novo vida nova ou nem? O meu ano começou bastante produtivo e com boas noticias, estou trabalhando muito na minha saúde e os resultados tem sido bastante favorável. Isso de "covid ficou em 2020" é piada, as coisas não vão embora assim, no dia 31. E sinceramente, a mudança está dentro de nós, se tocar no coração de cada um fazer um pelos outros e não só apenas por nós mesmos, realmente um milagre seria possível. Mas vemos que as coisas não acontecem assim.

    Amiga, coragem e ousadia. E talento também, obviamente. O desenho ficou lindo de bonito. No meu computador as letras estão por cima do desenho (a faixa de tinta) do lado direito, essa era a proposta?

    Eu tenho um amor por desenhos digitais. Seus traços são tão bonitinhos awn ♡ Parabéns pra você e pra Aline, são duas moças providas de talento AAAA. Amo!!

    Feliz ano novo anjinho <3 Perdão pelo comentário curto e sem muito o que agregar :( Estou com saudades de você lá no Peach Aesthetic. Peço perdão por não ter aparecido por aqui novamente, se eu não me engano a última vez que comentei aqui foi na sua primeira postagem sobre Strange Things (espero não ter errado o nome da série, meu Pai). Fiquei bem sumida da blogosfera e nesse meio tempo eu só passava por aqui, só que não deixava comentário algum. Saiba que tenho um carinho enorme pelo Limerence e desejo do fundo do meu heart que seu projeto seja muito bem sucedido. Que esse ano te traga o melhor <3

    Até a próxima babe ♡

    With love, Oceane.
    Peach Aesthetic꒱ (〃^▽^〃) ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oceane!! Tudo ótimo e com você? Ano novo, vida nova, definitivamente! Fico feliz que seu começo de ano esteja sendo tão bom, principalmente em questão a sua saúde, isso é muito importante ♥ Realmente, tudo depende de como as pessoas vão se comportar, mesmo depois da vacina as coisas ainda podem voltar a piorar, infelizmente :(

      Aaah, a proposta era ele ficar do lado! Deu essa diferença porque eu uso minha barra de tarefas do lado do monitor e não embaixo, mas agora já arrumei então as letras devem estar bem ao lado da faixa de tinta ♥

      Muuuuito obrigada pelo amor, querida! Eu fiquei muito orgulhosa do resultado final, eu e a Aline estamos realmente contentes, hahaah!

      Não se preocupe, essa postagem foi mais introdutória ao ano! Desculpe por não estar visitando com frequência :( estou devendo visitas e respostas pra todo mundo, vou aproveitar esse comecinho pra colocar tudo isso em dia! Vou tratar de visitar com mais frequência você, viu?? Agradeço muito pelo carinho :'') também desejo tudo de bom pro Peach Aesthetic e que você consiga voltar com tudo, viu!!

      Até~ ♥

      Excluir
    2. Passei pra avisar que as letras estão no lugar ♡

      Excluir
  2. Admito que quando mencionou uma faixa de tinta, eu até diminui o zoom para vê-la e depois dando uma olhada no produto completo, cheguei a conclusão de que ficou bonito. Eu gosto de coisas minimalistas então o novo visual do limerence tá bem do bonito!

    Mas admito que gostei mais ilustração apagada, como disse, o minimalismo me é beem atrativo mas nada contra o trabalho da sua amiga. A animação está belíssima também, todos os movimentos de cabelo, piscadelas e até a fungadinha do nariz, esse exagero que mencionou deixou ela perfeita no final. Parabéns a dupla dinâmica pelo trabalho hehe!

    Espero que continue firme nos seus projetos Neko, boa sorte!

    Beijos,
    Snow!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, a resolução da sua tela é diferente né? É uma confusão fazer layouts pensando só na sua própria resolução do pc HAHAHAHAAH mas, fico feliz que tenha gostado Snowzinha ♥

      Ahahah, todo mudno tem suas preferências né? Eu tenho um carinho pela primeira ilustração porque de qualquer forma eu arrisquei no estilo e deu certo! AAAH MUITO OBRIGADA SNOW, até por reparar na fungadinha do narix HAHAHAHA obrigada pelo carinho ♥

      Estou continuando Snow!!

      Beijooooooos!

      Excluir
  3. Hello, Neko! Feliz Ano Novo! ♥

    Comentei no Together, mas não custa comentar novamente que amei esse seu layout mega diferentão. Amo essa estrutura de deixar uma img do lado e do outro. E amei ver o processo criativo da animação, que achei um amorzinho (amo ver essa parte) ;w;
    Faz um tempão que não mexo no Illustrator (sinceramente prefiro mais ele que o Corel Draw hauehauea).

    Desejo que 2021 também não seja um verdadeiro caos!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moh!! Feliz Ano novo!!

      Aaaaah muito obrigada ♥ queria ter tido mais postagens pra janeiro pra o pessoal poder aproveitar mais o layout, mas tudo bem, fico feliz pelo carinho de qualquer forma ♥ eu sempre gosto de mostrar o processo criativo então vou tratar de sempre trazer essa parte quando envolver mais de ilustração!!

      Aaaah o Corel não tem salvação não, quando eu estudava ilustração minha professora ODIAVA ele HAHAHAAH (com razão, diga-se de passagem)

      Beeeeijos!!
      A um 2021 sem (muito) caos

      Excluir
  4. Olá! Gostei muito do blog e já o segui! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Tudo bem? Fico feliz com uma nova seguidora, vou visitar seu blog e ver se eu gosto pra seguir de volta!! :D

      Excluir
  5. Eu AMEI o conceito de fazer 12 layouts e amei que você dedicou um post só pra falar do processo criativo. Às vezes mesmo os layouts mais minimalistas e simples dão um trabalhão, né? A luta foi grande, mas valeu muito a pena porque ficou lindo!

    Sobre o alinhamento: no meu notebook, que tem a resolução de 1366x768, a faixa de tinta fica certinho. Porém, no meu PC, que tem a resolução 1920×1080, a faixa de tinta fica atrás da área de posts. :( Eu acho que tem que centralizar o background pra poder funcionar em resoluções maiores, mas não tenho certeza, tô só chutando mesmo LKSADMLASKD

    Eu jamais conseguiria fazer esse 12 layouts em 12 meses porque eu troco de layout praticamente toda semana, sou a louca dos layouts mesmo ÇL,ASÇLDSA Então em geral eu faço bem mais que 12 layouts por ano KKK Porém adorei a ideia!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaah fico feliz que tenha gostado!! Realmente, o mais simples muitas vezes é o mais trabalhoso, nós, pessoinhas, temos o costume de querer sempre enfeitar demais então se limitar nesse sentido se torna algo difícil!
      Muito obrigadaa! ♥

      Aaah, sua resolução do notebook é a mesma que a minha, por isso fica certinho, agora no pc complica :( veja, acho que o esquema era ter feito a faixa de tinta como um objeto em um gadget memso, porque assim eu poderia ter controlado a distância exata da área de posts e não ia atrapalhar ninguém, bem, são tentativas e erros HAHAHAAH mas obrigada pelo feedback ♥

      SABE QUE EU PERCEBI? HAHAHAHAHA EU SEMPRE ENTRO NO SEU BLOG E FICO: UAI, MAS ELE NÃO TAVA ASSIM ONTEM HAHAHAAHAH sua meta deveria ser 24 layouts em 12 meses!!

      Beijooooooos!

      Excluir