junho 01, 2021

Doze em Doze: 06. I got Pride & Cake

Senhoras e senhores, é primeiro de junho e eu sou gay... 50% pelo menos. Bem-vindos ao Limerence! Um espaço em clima de muita festa porque o mês de junho é o mês do orgulho LGBTQ+ e também é o aniversário do blog! Mais especificamente, no dia 30 de junho é o aniversário oficial - Limerence é canceriano (watch me fazendo o mapa astrológico do meu blog) e eu não podia perder a oportunidade de misturar os dois temas e trazer essa belezura aqui que é, também, uma renovação de um antigo layout que foi feito pro aniversário de um ano do meu antigo blog, Wonder! Nessa casa a gente vive de remodelações e bases antigas, galera, eu nunca disse que o 12 em 12 seriam feitos do zero toda vez, hein HAHAHA. Mas, esse layout sempre foi muito especial pra mim e poxa, foi feito há SETE anos atrás, lá em 2014, fiz ele com 14 anos de idade, tava na hora de uma remodelação e um redraw da ilustração que eu usei, mas, vou entrar em detalhes dessa parte daqui a pouco.

Não foi a intenção usar dois layouts com altura fixa dois meses seguidos, mas, eu não contava com a ideia do mês passado ter mudado tanto, essa daqui já estava programa desde que eu fiz minha listinha de ideias no final de 2020, mas tudo bem. Dessa vez nós temos uma lista de tags pra ficar fácil pra vocês navegarem pelo blog enquanto eu não arrumo a página da masterlist e também um gadget especial de convidados de honra onde eu coloquei os blogs dos amiguinhos e que também são visitantes constantes do blog! Se você não está ali, não fiquem tristes! O blog é relativamente novo e eu tenho certeza que ainda vou conhecer muita gente por aqui! Vamos falar mais sobre o template.

Eu não posso falar muito sobre a ideia por trás desse layout, digo, a ideia pra ter construído ele dessa forma porque, como eu disse, fazem sete anos que eu o fiz e a postagem de estreia do mesmo não fala muito sobre essa parte, apenas sobre a comemoração do aniversário e sobre o quão trabalhoso foi fazer. Inclusive, nesse dia eu postei um vídeo no blog e mais tarde eu vou assistir ele e chorar de rir com a edição feita no MovieMaker e a gravação pela webcam, aiai, velhos tempos.

Anyway, basicamente, o que mudou na remodelagem foi a paleta de cores, algumas fontes porque naquela época eu usei a safada da silkscreen quando os font-faces funcionavam e a vida blogueira era mais fácil e claro, a ilustração! O blog ainda está aberto pra vocês verem aqui mas, seguem fotos de comparação.

(2014 - 2021)


A estrutura continuou a mesma, só deixei um pouco mais atual. Eu ainda gosto muito da paleta que usei na primeira versão, na verdade cogitei muito continuar usando ela, mas, como eu queria dar uma atenção especial ao pride month eu mudei a paleta pra englobar as cores da bandeira bissexual que é a minha bandeira! Eu puxei para os tons mais pastéis e foquei só no rosa e roxo, mas, dependendo de como você olhar, esse roxo até lembra um pouco do azul. No final, acho que tudo ornou muito bem!

Mas, vamos falar da principal mudança: a ilustração.

Os dois são auto retratos da minha pessoa incorporando a minha persona aqui no blog, a Neko, só que a gente consegue ver bastante diferença entre as duas representações e não estou falando só da evolução de estilo e técnica, mas vou falar disso um pouco mais pra baixo, por ora vou ser um pouco mais técnica.

P R O P O R Ç Õ E S. Ufa, essa é uma palavra que eu não sabia muito bem há uns anos atrás, não vou ser tão dura comigo mesma porque se tem algo que é um sofrimento pra aprender, é manter as proporções corretas nos lugares corretos, vamos começar com o óbvio: a jamanta que eu desenhei no lugar da minha cabeça no primeiro desenho, inclusive até um pouco torta, mas ai é porque o meu próprio cabelo não tava me ajudando nessa época onde eu tive a brilhante (contém ironia) ideia de raspar a lateral.

Eu nem vou falar muito das mãos, e também não me atrevo a falar que hoje em dia ficou mais fácil porque mãos e pés sempre vão ser a danação eterna de todo artista, mas agora eu pelo menos acerto a proporção entre mão-braço-resto do corpo. 

E, ainda nesse tópico, uma coisa que eu não sabia fazer: usar a proporção e escala correta na folha. Vejam, as duas ilustrações tem o mesmo tamanho e largura, agora, em uma eu tive que cortar os pés e na outra eu consegui encaixar perfeitamente o corpo inteiro e articular ele. Se você perguntar pra minha eu de 14 anos eu diria que essa era minha intenção, a de cortar os pés, porém, a gente vê que não é só isso que parece incorreto, se você analisar de perto e ver onde a cintura da primeira Neko está, você vê que das duas, uma: ou o vestido é ridiculamente curto ou as pernas estão muito maiores do que deveriam. Porque vejam, pela localização do joelho vocês diriam que o vestido é num comprimento que vai até a metade das coxas e se isso é verdade, então teria apenas a outra metade pra cima, sabendo disso não tem como a minha cintura estar TÃO pra cima. ENFIM, análises de joelhos e coxas a parte, a evolução é óbvia.

Mas, calma que ainda não acabou. Nos meus anos estudando desenho e ilustração, teve uma coisa extremamente importante que eu aprendi e que, até hoje, pra mim ainda é o ensinamento mais precioso pra se passar pra qualquer pessoa: o uso da silhueta.
Sabe, a silhueta? A forma que algo/alguém tem, que nós vemos principalmente na nossa sombra? Então, foquem nisso, e foquem nisso aqui também:


Agora, me digam, qual dessas duas imagens acima vocês conseguem identificar o que é só pela silhueta dela? Sim, é uma pose interessante, porém é possível identificar que é uma pessoa com os braços levantados segurando uma bandeira em uma das mãos, usando um vestido e saltos, agora, na primeira, sem ver o resultado final, dificilmente é possível identificar o desenho por completo e eu acho que é isso aqui que trouxe uma evolução significativa no meu traço e estilo. Aprender a usar o meu espaço e saber como criar formas distinguíveis só pela silhueta! I'm very proud of myself, thank you.

As vezes eu tenho dificuldade em ver meu próprio desenvolvimento, em ver o tanto que eu aprendi realmente nos meus tempos de estudo sejam de cursos ou por conta própria, mas, vendo algo assim, de uma perspectiva mais longa, ajuda bastante!

Outra coisa que mudou e que, talvez, não seja tão nítido, é a minha visão sobre eu mesma. Aos 14 anos eu não era lá muito fã da minha aparência. Eu sempre fui gorda, acima do peso, rechonchuda, como preferirem chamar e toda e qualquer oportunidade que eu tinha de me desenhar eu me fazia magra porque era isso o que eu queria ser, magra. E, não me entendam mal, não tem problema nenhum em quem quer emagrecer, inclusive eu mesma quero perder uns quilos hoje em dia, só que a diferença está quando você faz isso enquanto odiando seu corpo e enquanto você ama ele ou, ao menos, "respeita". Essa não é uma postagem pra falar da minha auto-estima, vou deixar isso pra outra, mas eu queria só dar uma atenção especial ao jeito que eu me representei nessa versão atualizada.

Os braços e pernas mais encorpados e, o meu maior orgulho, as dobrinhas e a barriguinha saliente por baixo do vestido aaaaaaaaa! Eu sei, parece besteira, mas ver que eu me desenhei dessa forma e nem por um milissegundo odiei ou quis apagar significa o mundo pra mim! Realmente, depois que você começa a amar seu corpo, não tem volta. E, falando dessa forma, as silhuetas até que representam bem a forma como minha autoestima mudou, como eu era tímida e fechada na primeira e hoje já abraço quem eu sou e como eu sou, hah, essa eu não tinha visto.

Bem, acho que do template em si, eu já falei tudo. Devo avisar que, por ser uma base antiga, eu não lembro todos os blogs que eu utilizei os tutoriais ou efeitos, eu consegui pegar alguns vasculhando pelo HTML mas, se você ver algo que é seu e não está devidamente creditado na página de créditos, me avisem!

Fora isso, eu tenho mais uma surpresinha! Uma comemoração extra pelo aniversário do blog onde vocês, queridos leitores, podem fazer parte também!

Tão vendo esse retrato aqui do lado, num tamanho bem legal pra uma foto de perfil? Pois bem, estarei fazendo esses lindos retratinhos pra quem quiser! É só comentar aqui na postagem algo tipo "nossa bicha, eu quero um desses!" e anexar uma fotinha sua pra eu usar de referência! "Puts, não quero postar foto minha" não tem problema! Mas, eu preciso de pelo menos uma breve descrição da sua aparência (cor da pele, cor do cabelo, formato do rosto e nariz o nariz é muito importante viu foca nisso) e pronto, já consigo ter uma base! Não precisa se preocupar se você é um novo seguidor no blog, se está comentando pela primeira vez, viu? Achei só uma forma legal de comemorar o aniversário do bloguinho e, realmente, ele só está durando bem por conta das visitas constantes. Claro, a gente sempre tenta se policiar e não ligar muito pra comentários e seguidores ainda mais quando estamos falando de um blog pessoal, mas é bom saber que tem alguém lendo as postagens e tirando o tempo pra comentar. 

Aliás, nem tenho cara pra isso porque sempre deixo os comentários acumularem e demoro a retribuir HAHAHA desculpa gente, essa semana já termino de resolver isso.

Vou ficando por aqui, segue como bônus um vídeo em timelapse da ilustração desse mês. Muito obrigada pela visita e logo mais eu volto!

14 comentários:

  1. Postando aqui pra vocês verem o quão FOFO fica a ilustração na foto de perfil, vai gente, pede pede pede!

    ResponderExcluir
  2. oioi neko!!
    feliz pride month pra ti, feliz aniversário para o blog e feliz sexto mês consecutivo de projeto de layouts (acho muito admirável a forma como tu te manteve organizada com isso, porque eu ficaria todo confuso uahsaus)

    eu achei um amooooor a ideia de tu fazer teu layout igual ao de um ano do teu blog antigo e também amei demais a lista de convidados de honra (estar nela, então, me deixou muuuito feliz akjvkaa)

    eu li tudo que tu escreveu sobre tua ilustração como um sommelier de desenho sendo que eu não entendi praticamente nada LJVFDKSKMCKVFDNV mas eu consigo perceber muito a evolução do teu traço e realmente, a imagem deste layout ficou muito mais "real" (no sentido de as medidas fazerem sentido), o que eu achei genial. amo ver evoluções e amei as orelhinhas, hihi

    eu entendo, ao menos superficialmente, o que tu disse sobre a questão de se desenhar mais parecido consigo. eu sempre me desenhei esquelético (não que eu desenhe muito ou queira ser, propriamente, esquelético) na época em que odiava demais meu corpo e tinha inclusive tendência a transtornos alimentares, com a desculpa de que era "meu estilo". só que se meu estilo não engloba corpos diferentes, fica tenso né? enfim, pensando aqui dakjfkda talvez agora que eu me entendo mais, eu consiga me desenhar como realmente sou depois de voltar a pegar no papel.

    eu to chocado que tem presente KJKDSJFKSK me sinto mal de pedir algo sem pagar (eu não tenho 10 contos pra comprar coxinha semana que vem), mas eu vou aceitar porque amei teu traço e se tu me fizer um icon, eu vou usar pro resto da vida VKSDKJFSDF não sei se vai ajudar a ter uma ideia da minha aparência, mas aqui tem meu instagram: https://www.instagram.com/_jvmad/

    ah, não aparece nas fotos mas eu juro que tenho orelhas pontudas de elfo viu? é uma característica que eu escondo no instagram pra ninguém me descobrir!!

    enfim, aguardo ansiosamente pelos próximos posts, inclusive esse sobre tua autoestima viu?
    até, feliz orgulho e aniversário outra vez <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vic!!
      Muito obrigada pelas felicitações e feliz pride month pra você também, migo! OLHA, EU TO TÃO FELIZ QUE CHEGUEI NO SEXTO MÊS HAHAAH nossa nem me fale, não sei como não me perdi, mas to dando conta, amém.

      Aii fico feliz que tenha gostado! Eu sempre gostei muito desse layout então eu tinha que fazer um revival uma hora!

      A intenção foi pelo menos prender a atenção do pessoal, mesmo que tu não entenda tanto de desenho UASHDUSDAH porque você conseguiu ver bem a diferença no traço então já cumpri meu propósito!

      Nosso traço, nossa forma de nos expressar vem muito de como a gente pensa sobre si mesmo, se a gente odeia o que vemos então não vai ser muito diferente no papel, a gente sempre desenha algo que vai ser o completo oposto, acho que seria uma coisa legal você tentar se desenhar de novo e descobrir como você faz agora ♥

      JÁ ENTREGUEI O SEU E EU TO TÃO FELIZ DE VER A FOTINHA NO ICON AAAAAAAAAAAAA amei demais!!!

      e obrigada, o limerence lhe agradece também pelas visitas e pelo carinho ♥

      Excluir
  3. A FOTO DO MENINO DO PENTAGON!!! O GRITO QUE EU DEI!!!
    Eu bem notei o icon ilustrado lindão quando tava lendo os comentários no Doukyuusei e pensei que você tava aprontando alguma, aí vim dar uma passadinha aqui e não é que eu tava certa!? Sucesso de layout e também, uma grande saudação as suas raízes, huh? Muito esperto da sua parte e também algo louvável pois olha Neko, só se comemora um ano apenas uma vez e você fez um belo de um ótimo uso disso, diga-se de passagem (E AQUELE LAYOUT AAAAAAAHHHHH!!! A QUANTO TEMPO WONDERRRRR /aí eu li o meu comentário da época :v e o da Bia também ;w; bons tempos, bons tempos onde eu falava um monte de abobrinhaaaa) sem contar que as duas paletas ficaram muito bonitas e o sombreado das fontes também!!!

    Gostei muito de te ver comentando sobre o seu próprio desenho também, fiz notinhas mentais de tudo o que disse e ficarei atenta a essas coisinhas quando for desenhar numa próxima vez mas realmente, mãos e pés é um negócio bisonho! Não é atoa que prefiro só fazer busto e olhos (e se quer ver alguém fazendo jus a esses membros, dá uma olhadinha na arte do Kōhei Horikoshi, autor de Boku no Hero Academia, esse humilha qualquer bem amado nesse quesito)!

    E Neko, se tem uma coisa que eu tenho orgulho só de ler essa postagem é ver o quanto você cresceu nesse meio tempo. Artisticamente, pessoalmente, emocionalmente e por aí vai. Dá um sentimento muito bom de te ver assim e de ainda poder ter contato contigo para te dizer isso, de alguma forma ♥

    Adorei o timelapse e o carrd que fez ♥

    E também, PARABAINS AO LIMERENCE!!!! /taca confetes
    Que venham mais anos para o blog, não é messsmo? Que você consiga mantê-lo Neko, bolando projetinhos para melhorar uma coisinha ali ou outra ali e assim deixá-lo ativo e, elogios a parte, vou querer um icon uvu) mas te mando uma foto pelo insta, tem problema? Vai ser o maior rolê para anexá-la aqui no comentário agora e eu tenho um tico de preguiça no momento kerowkrewo

    Vou ficando por aqui Neko, té outra hora!
    Beijos, Snowzy ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAAH MUITO BOM NÉ? AQUELA SURPRESA BOA NO FINAL, NÃO PODIA PERDER A OPORTUNIDADE!!

      Snow já tá pegando as manha aqui, já viu meu icon nos comentários: '"HMMMN LÁ VEM ELA" HAHAHAHAHA realmente, eu tinha que fazer algo especial porque um ano é um marco muito importante! (aiiii que saudades daquela época, que saudades da bia inclusive que nunca mais deus as caras por aqui huh? E VOCÊ FALANDO JAPONES NO MEIO DOS COMENTÁRIOS AHAHAHAHAHAHA AI DEUS 2014 FOI D-O-I-D-O) aaa, você gosta bastante desse sombreado né? não vou negar que ele dá um charme muito bonitinho!

      Mãos e pés conseguem ser lindos e ao mesmo tempo o terror, é muito dedo, é muita coisa numa só parte do corpo HAHAAHHA e vou dar uma olhada sim! Imagino que a arte seja linda mesmo.

      Aaah Snowzy ♥ :')) muito obrigada pelas palavras, fico muito feliz de ainda ter contato contigo também e digo o mesmo sobre ti, sua evolução também foi enorme, é muito bom ver isso nos amigos, realmente!

      AEEEEEEEE POHA /muito confete
      Que venham muito mais anos e que eu consiga mais projetos que me mantenham animada assim, vamo que bora Limerence, cê não vai parar por aqui n!!

      E O ICON TÁ LINDISSIMO NO PERFIL AAAA

      Beeeeeeeeeeeeeeijos Snoowwww até!

      Excluir
  4. Que layout lindo aaa feliz mês do orgulho lgbt! As cores ficaram tão lindas, eu amo esse tom de violeta.
    Me sinto meio mal-educada em dizer mas eu quero um retratozinho também, e eu realmente não sei me descrever, é mais fácil me ver (meu instagram @iamkamillap).

    Aguardo ansiosamente pelos próximos posts e layouts para eu elogiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!! tudo bem??
      Que bom que gostou!! obrigada pelas felicitações ♥

      Seu icon tá em andamento porque quando eu fui fazer o seu instagram estava bloqueado HAHAHA mas agora eu já consigo ver, só esperar que eu mando no seu bloguinho :))

      Excluir
    2. AI MEU DEUS DESCULPA!
      Comportada como sou, estava de castigo e quando eu tô de castigo (que é quase nunca, sem ironia), a mamis bloqueia minhas redes sociais

      Excluir
  5. Hello, Neko ♥
    Primeiramente, que layout lindo e a ilustra ficou linda também!!! Segundo: Parabéns para o Limerence! *solta confetes e purpurina*
    HOJE VAI SER UMA FESTA! BOLO E GUARANÁ MUITOS DOCES PRA VOCÊ ♥
    E feliz mês do orgulho pra ti e pra quem faz parte da sigla ♥

    Adorei ver seu processo (eu amo ver essas coisas porque gosto de saber como a pessoa chegou no resultado) e esse lance das silhuetas sempre esqueço delas e quando visualizo meus desenhos estão todos tortos huehuehuehue
    Achei que você arrasou e deu pra ver direitinho a diferença entre suas duas ilustras. Nossas referências mudam muito com o tempo né? Acho incrível quando começamos a ter amor próprio e a gente enfatiza isso e achei seu look um amor (e a botinha tem orelhinhas de gatinho ou que que tô vendo demais? Achei tudo aheuahuea) ;w;

    Fico sem graça em pedir um icon, mas sempre falo pras pessoas me desenharem como a Mikasa, do Shingeki no Kyojin, de cabelo comprido porque acho engraçado as pessoas falarem que lembro muito ela. A diferença é que meu nariz (já que você falou pra enfatizar) ele é redondo (não é pontudo, digamos assim), não é nem muito grande e nem pequeno (não sei como descrever tamanho???).

    Beijos, Neko ♥
    Feliz Aniversário (de novo), Limerence ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mooh!
      OBRIGADAAAA, fico feliz que tenha gostado!! E muito obrigada pelas felicitações :') ♥ VAI TER MUITO BOLO, MUITO SALGADO, DOCE E TUDO QUE EU TENHO DIREITO, UHU!!!

      ver o processo de algo é minha parte favorita! é muito divertido ver como a pessoa chegou em certo resultado né? E olha, silhueta é uma coisa que teria facilitado MUITO a minha vida se eu tivesse aprendido antes, também sempre tenho os desenhos que saem tudo torto HAHAHAH
      Sim! Ainda mais trabalhando com arte e criatividade, a forma como nós nos vemos afeta diretamente o nosso trabalho e muda radicalmente se mudamos também! É bem legal!
      OLHA, não são orelhinhas de gato, na verdade é a parte da 'língua' da bota e atrás parece que é só por estética mesmo (copiei a bota de uma que eu tenho aqui) mas, você mencionando me fez perceber que parecem mesmo orelhinhas de gato HAHAAHAH

      O icon ficou tão gracinha na sua foto aaaa fico feliz que tenha gostado ♥

      Um beijo Moh! E obrigada novamente ♥

      Excluir
  6. Toda vez que eu vejo seu layout a única coisa na qual eu realmente consigo pensar é: olha a botinha da Lolita Pimenta que eu fico só almejando no instagram. HUASHUSHAUHSUAHSUAH

    Adorei as cores do layout e que você uniu duas coisas dignas de festejar numa produção só, Neko <3 E acho muito chique como você sempre fala em detalhes sobre seu processo criativo e ainda ensina algumas coisinhas artísticas aqui e ali pra nós que te lemos, hahaha XD Adorei tb ver a ilustração nascendo em timelapse, muy chique!

    Parabéns adiantado ao blog! <3 E beijinhos pra você :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASUDHSADDUDHUDSAHUSADH ai essa botinha é um amor, Shana! COMPRA!!!! Ela é super confortável e combina com muita roupa (eu fazendo o merchan de graça, lolita pimenta corre aqui rapidão)

      Aaaaah que bom que gostou, Shana ♥ eu sempre tento compartilhar o que eu sei com todo mundo porque pode acabar sendo do interesse!
      É bem legal ver pelo timelapse né? dá uma perspectiva legal do processo!

      Obrigada!!!! Beeeeeeeeeeeijos!

      Excluir
  7. Que layout mais fofoooo!! Eu amei muito as cores que você colocou (olha a bandeira! eu sou gray-ace birromântica e considero a bandeira bi 50% minha bandeira). Sobre a ilustração: uma coisa que eu pensei na segunda que você fez é que a pose parece que está mais descontraída, alegre e confiante. A primeira passa a impressão de uma pessoa muito tímida, insegura. Gostei das duas, acho que a primeira também te representa naquele seu momento da vida, e sobre o traço e tals, se você não tivesse cometido todos esses erros não teria acertado agora. Eu gosto de desenhar também, e uma das minhas dificuldades é justamente aceitar que eu não sou boa, e meus desenhos não ficam como eu gostaria (o meu nível de conhecimento, técnica e prática é muito inferior ao seu desenho de 14 anos, mas eu desenho uma vez na vida outra na morte porque no meu caso é hobby, aí acabo não melhorando nem aprendendo nada, acabo desanimando com isso e desenho menos ainda ahhaha).

    E olha, eu quero uma ilustração dessas! Vou deixar aqui uma foto de referência mas não precisa fazer igual, só vou deixar pra aparecer uma das minhas calopsitas, o Bilbo:

    https://pbs.twimg.com/profile_images/1377412661684621313/UwdUed0H_400x400.jpg

    Uma descrição caso te ajude: meu cabelo é estilo "joãozinho" de um lado e longo do outro, minha pele é branca e as sobrancelhas são grossas, nas minhas fotos eu tô rindo (mostrando os dentes) mas se você puder não me desenhar mostrando os dentes eu ficaria feliz. Mas fica a seu critério, to exigindo muito rs

    Uma última coisa, sobre a silkscreen, usei ela muito em praticamente todos os layouts que fiz na minha época de blog de goodies, aí o negócio parou de funcionar e eles viraram uma bagunça. Fico frustrada até hoje com isso, e sem paciência pra trocar um por um. Décadas de trabalho fazendo layouts jogadas no lixo

    Parabéns pelo aniversário do blog, pelo mês do orgulho e pelo layout lindo!!

    Beijinhos beijinhos!
    Serenar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marinaa!! Muito obrigadaaa, ah e eu fico feliz que você se identifique com a bandeira bissexual também!
      Simm, exato! Eu reparei nisso depois de terminar, acredita? é algo que vem muito da minha própria autoconfiança, sabe, na época da primeira ilustração eu realmente era mais tímida, mais fechada pras coisas e agora eu mudei bastante, já sou mais livre e me aceito mais como eu sou!
      Aaaah pois eu digo que você deveria se dedicar mais, mesmo sendo hobby! Porque (juro q nao to falando isso só porque sou das artes) desenhar é muito terapêutico, faz muito bem! Então eu totalmente recomendaria você estudar mais sobre!

      Pode deixar! Seu icon (e do Bilbo) já tá em produção e logo mais eu te entrego ou pelo discord ou pelos comentários do seu bloguinho viu? ♥

      SIM! Meu deus, todo mundo usava, era super prático e fácil importar fontes, cara! e apesar da silkscreen nem sempre ser a favorita por ser tão pequetuxa ainda sim era uma fonte tão bonitinha :( real, mta coisa jogada no lixo!

      Obrigaaaaaaaaaaaaaada ♥♥

      Beeeeeeijos!

      Excluir