agosto 22, 2021

Doze em Doze: 08. The Touch

Agosto.
Estou atrasada porém, olá! Eu enrolei, enrolei muito pra fazer essa postagem e, na verdade, estou enrolando até agora, enquanto escrevo. Já parei um pouco pra eu gravar um tiktok, depois parei de novo porque queria retocar meu batom (sim, maquiada dentro de casa em pleno domingo), ai eu levantei pra apagar a luz do corredor que estava me incomodando, voltei pro quarto e parei na frente do espelho pra apreciar meu corpo porque estou numa boa autoestima com ele e, enfim, vocês entenderam. Eu não sei porque, mas esse mês estou bem desmotivada pra fazer qualquer coisa envolvendo a internet num geral, agora, fazer coisas no meu quarto ou tradicional eu estou fazendo tranquila, fiz algumas páginas do meu journal, finalmente arrumei todas as gavetas da minha mesa e todo dia estou arrumando meu quarto (a cama pelo menos). Agosto não é meu mês preferido, talvez seja por isso, sempre sou tomada por uma lentidão durante esses 31 dias, mas eu tenho meu compromisso aqui no blog e falta muito pouco pra eu terminar ele então não vai ser agora que vou deixar minha procrastinação me afetar, vamos lá falar do layout, hm?


Tinha tudo pra dar errado esse layout. Primeiramente porque eu decidi, outta nowhere, caçar alguma blogskin pra usar de base, só que eu NUNCA editei nenhuma skin ou fiz qualquer coisa com o modelo clássico do blogger, foi tudo uma experiência nova pra mim. 
Com isso, algumas coisas eu descobri que eram bem mais fáceis de fazer, mas também descobri algumas coisas que eu simplesmente não consegui alterar, tipo a personalização do "leia mais" e do negrito, itálico, etc, e, de praxe, também não é tão fácil achar tutoriais sobre HAHA. Além de, no geral, ser uma verdadeira droga pesquisar blogskins hoje em dia que ainda funcionem tudo corretamente.

O jeito que eu achei esse daqui foi simplesmente pesquisando blogskin no google e ao invés de ir pela página de busca eu fui pelas imagens, clicando no que me era agradável e vendo o que aparecia relacionado. Foi assim que eu cheguei nesse link em tagalog (eu estou assumindo que seja tagalog, de tanto seguir pessoas das Filipinas e da Indonésia, eu acabei me familiarizando mas posso estar mto errada).

Não, eu não sei se eu podia usar de base, também nem sei se a pessoa que colocou nesse site foi a pessoa que criou essa skin, mas, pelo estilo e pela foto usada no original esse código já é bem antigo, não retirei os créditos, obviamente, mas recomendo sempre pesquisar muito bem e tentar dar todos os créditos necessários.

Agora, falando do conceito do layout em si!

Em outubro do ano passado, a Snow publicou esse drabble no Doukyuusei e depois de ler eu me senti muito tocada com  o texto porque eu me identifiquei muito com ele. Já falei disso antes por aqui mas, por uma parte da minha infância, eu tinha muito medo de dormir e eu precisava sempre ter alguém comigo no quarto pra conseguir descansar (por isso sempre esperava minha irmã voltar pra casa depois da escola). O texto da Snow não fala especificamente disso, mas ainda sim me deixou um pouco emocionada, com isso eu tive a inspiração pra esse mês.

A ideia original não tinha nada a ver com essa além da referência da obra "A criação de Adão", o que eu tinha imaginado primeiramente era um layout todo branco, centralizado, com um degrade amarelo vindo de baixo e no topo do blog uma ilustração das mãos se tocando porém no mesmo estilo dessa ilustração aqui do lado que foi pro anúncio de casting do meu curta da faculdade. Como vocês podem ver, eu uso da ilusão de ter uma linha única formando todo o desenho e sim, minha referência pra esse pôster foi a mesma obra, hehe.

Basicamente, seria a mesma ilustração no topo do blog e um gadget flutuante mais pra resumir com um menu, além de encaixar o trecho final do drabble da Snow em algum canto do blog ou decorrendo pela lateral. Eu não sei de onde veio a ansiedade pra fazer o layout com uma skin, tipo, nesse mês específico. É verdade que eu já tinha uma vontade de fazer um layout no modelo clássico porque eu gosto muito dessa navegação estática e e eu ainda não aprendi como fazer isso na versão atualizada do blogger aceito tutoriais, quem souber, mas, admito que foi um tiro no pé e eu poderia ter desistido facilmente desse layout por frustração HAHAHA mas, eu consegui desenvolver bem e aprendi como mexer um pouco.

O 'cabeçalho' onde está escrito "the lights are off" foi feito totalmente pelo html, as caixas, o texto, a posição, tudiiinho! Eu estava com "lights are off" na cabeça por conta de um criador do tiktok com esse nome, é um artista de CGI que cria pequenos curtas de terror, eu recomendo muito porque o trabalho dele é incrível, mas é tudo bem bizarro então tomem cuidado se forem ver a página dele. Isso não tem nada a ver com a ideia do layout, mas achei interessante colocar esse adendo.

Foi um pouco difícil arrumar algumas coisas porque, visto que no modelo clássico é TUDO feito pelo HTML e não tem nenhum gadget, eu tive que caçar alguns códigos em outros layouts, tipo o código dos comentários, que na base não tinha e tive que mudar os comentários pra pop-up. E, fica ai a dica: esse layout não tem botões de navegação! Eu não sei porque não tem, a única coisa que tem é o arquivo e algumas postagens que ficam de destaque (acho que as mais recentes), então naveguem por lá!

Mas, no final, eu gostei muito do resultado! Gostei de como eu comprimi a parte do projeto de 12 em 12, gostei da organização e gostei que agora vocês podem ver que 95% das vezes que eu posto nesse blog é tudo beirando às 21-22 da noite :D

Essa postagem tá saindo desse cronograma, mas eu também já enrolei TANTO pra postar que só por Deus!

É isto, meu amores ♥ espero que o layout tenha agradado vocês, me desculpem a demora e espero que estejam todos bem e se cuidando ♥ vejo vocês em breve.

Beeeeeeeeeijos, Neko!

Um comentário:

  1. Ainda é trinta e um de agosto, então ainda vale um comentário sobre o layout do mês, certo? Heh, oi Neko. Desculpa a demora em aparecer mas assim como você, acabei me ocupando com outras atividades esse mês. Calhou de eu ter lido a postagem quando foi publicada, mas não consegui pensar em algo bonitinho para dizer sobre. É.

    Um pensamento engraçado é que no momento em que vi o layout pela primeira vez ele me lembrou de um skin mas nem tinha se passado pela minha cabeça que você poderia ter usado o bendito para o layout! Mas enfim, eu achei o seu empenho válido pois o resultado tá mais bonito que o original u-u sem contar que até mesmo eu que prefiro pelo modelo crássico passo por esses momentos seus (mas aí eu caço tutoriais no tumblr e vejo se consigo adaptá-los para o Blogger mesmo) so don't u worry, e também o trechinho do drabble aaaaaahhh fiquei emocionada Neko, obrigada! Detalhe que ter escrito ele foi só um ponto final em relação as minhas neuras noturnas, o texto todo saiu tão rápido que quando li para fazer aquela revisão marota fiquei bem impressionada com as minhas escolhas de palavras, ainda mais no trecho que você frisou.

    Esse é comentário, beijinhos e que setembro seja bom pra gente!

    ResponderExcluir