setembro 26, 2021

why am I vibing to this?

A proposta do Together desse mês era a de criar uma playlist temática, mais especificamente, uma playlist para a trilha sonora de um filme. Um filme com uma trama criada por nós mesmos seguindo um dos itens da listinha e eu, como uma boa participante da galerinha do audiovisuar não poderia perder a chance de fazer piadinhas e escolhi logo "um filme ruim, com uma trilha sonora boa". Pra ser bem sincera, não tem tantos filmes que eu acho ruim (que eu me lembre), eu sempre tento tirar o melhor que eu posso das coisas que eu assisto, tentar ver o lado de quem produziu e também não posso julgar algo que não vi. Pensando rápido aqui eu lembro de realmente detestar o filme "A 5ª Onda" que mais parecia uma fanfic mal feita e também de ficar extremamente confusa com "Howl's Moving Castle", o filme não é ruim... mas o roteiro é. Deus, nunca vi nada tão sem pé nem cabeça, na real acho que seria um ótimo exemplo de filme para o tema que eu peguei hah.
Um filme ruim, com uma trilha sonora boa
Qualquer ideia pode se tornar ruim se não for bem executada, acredito que isso seja um senso comum mas, obviamente, as chances de uma história se tornar ruim ficam bem mais altas quando a trama se enche de muitos detalhes e pontas soltas. Entretanto acho que tem um certo tipo de roteiro que está eternamente fadada a ser bem ruim (a maioria, pelo menos) que são os roteiros-onde-no-final-era-tudo-um-sonho/visão/nada aconteceu de verdade (shout out to Amanhecer parte 2 kk) onde, apesar de as vezes achar isso muito interessante, é bem difícil de conquistar o público, a trama tem que ser MUITO boa pra, no final, ela ser destruída ou reduzida a algo mais 'real' por assim dizer. Alguns bons exemplos de filmes assim são: Desejo e Reparação (Atonement), O Sexto Sentido, Os Outros e Loucas pra Casar. Mas, a gente não tá aqui pra fazer um filme bom, né? 

Nossa história se passa nos tempos atuais, uma jovem mulher tem sua rotina muito bem esquematizada. Estudante de arquitetura da USP, ela fica dividida entre seguir essa mesma carreira como seus pais e se dedicar ao seu amor secreto por livros e escrita. Durante a manhã ela estuda e durante a tarde, ela passa no café movimentado do campus, dificilmente você a encontra em outro lugar que não seja lá. Seus dias seguem assim até que uma nova barista é contratada e, sendo uma cliente assídua, ela fica curiosa sobre a nova funcionária que parece refletir a mesma curiosidade sobre nossa personagem principal.
Até que, numa quarta-feira tediosa, nossa principal recebe um cliente junto com seu pedido no café dizendo para ela ir até os fundos do lugar. Chegando lá, a nova funcionária a esperava e rapidamente a leva para um lugar fora da vista de outras pessoas e começa a explicar que está em perigo e só a nossa jovem universitária pode ajudar.

1. Créditos Iniciais 
Abrindo com uma vibe animada, a trilha sonora já nos é bastante promissora, junto com uma montagem da personagem acordando e começando sua rotina na USP, passando pelos corredores movimentados, indo para a biblioteca e interagindo. Durante a tarde, no café, ela observa todos passando a sua volta e, enquanto estuda em seu notebook, ela dá um grande suspiro e fecha as janelas com PDF's e trabalhos da faculdade para poder abrir o rascunho de seu livro secreto e continuar trabalhando nele.

2. Novidade nos ares

A personagem principal está novamente no café, numa tarde tranquila e até um pouco entediante, uma música famosa está tocando nos alto-falantes do lugar quando, pela porta da frente, uma mulher alta, de cabelos escuros e curtos e uma aparência misteriosa entra no estabelecimento, atraindo os olhares da protagonista que se vê tão maravilhada com a beleza da moça que parece até que tudo fica em câmera lenta.

Ambas trocam olhares antes da jovem misteriosa se dirigir ao balcão e dizer que está ali pra começar na vaga de barista do café.

3. Um pouco obcecada

Ela estava obcecada, passava 80% do tempo pensando na nova barista e em qual aula iria matar pra poder ir mais cedo no café e nos outros 20% do tempo ela rezava pra algum professor faltar e ela não levar falta. E isso não melhorou quando ela percebeu que a própria barista parecia a observar mais e até lançar alguns sorrisos discretos. A curiosidade era grande demais e a protagonista estava construindo coragem pra ir pedir o número da funcionária.

A música passaria em outra montagem mostrando vários momentos atrapalhados e bem "adolescentes" da protagonista correndo pelo campus, não prestando atenção na aula e até sendo um pouco stalker.

4. Uma revelação inesperada
Uma quarta-feira. A ansiedade estava apertando o coração da nossa protagonista, ela acordou decidida, iria, de qualquer forma, pedir o número de celular da barista, custe o que custasse! 

Sentada no balcão, pronta pra fazer seu pedido, antes que pudesse falar algo, a funcionária coloca um café na frente da protagonista juntamente com um bilhete dobrado debaixo da xícara. Atônita, ela olha para a barista sem entender, esta só sorri e acena com a cabeça antes de voltar a fazer outros pedidos. E vamos de surto interno.


5. Nada é o que parece

Indo para o lugar de encontro como descrito no bilhete, a principal segue nervosa e aflita, ao chegar lá, ela é surpreendida pela barista que a pega pela mão e rapidamente a leva para outro lugar um pouco mais vazio. Sem entender nada, a principal percebe que a outra está visivelmente assustada, olhando para os lados como se checasse se ninguém estava seguindo elas. Preocupada (e assustada) ela começa a perguntar o que estava acontecendo e porque a funcionária misteriosa trouxe ela até ali.

Após muita conversa, a protagonista descobre que a outra vem sido seguida e recebendo ameaças de morte e aparentemente a pessoa que está fazendo isso é da turma de arquitetura que ela estuda. Por um segundo ela pensa em se afastar daquela situação, mas, após ver o olhar de súplica da outra que aparentava ser tão forte e intimidadora, ela é convencida (em parte por causa da grande queda também) e promete ajudar de toda forma que puder.

6. Ao trabalho!

A batida dessa música é perfeita para uma cena de investigação, onde as duas personagens seguem investigando todos os alunos daquele ano de arquitetura, verificando álibis, seguindo pistas e, consequentemente, se tornando um pouco mais próximas a cada dia. De desconhecidas para amigas e trazendo uma pequena esperança de romance para a protagonista numa noite em que passaram investigando. 

7. Enfrentando os próprios fantasmas

Nessas idas e vindas de encontros para investigações, as personagens acabam por se aproximarem mais ainda e se esquecerem do porque isso tudo começou e passam a se encontrar mais para saírem juntas, tomarem cafés e ficarem matando aula pra 'colher informações' dos suspeitos.

A protagonista vê na outra uma pessoa confiável, pra quem ela até se abriu sobre não gostar realmente de arquitetura e revelar todo o amor pela escrita com seus trabalhos pessoais e histórias, a outra começa a incentivar que ela siga seu sonho. As duas claramente mostram que tem sentimentos uma pela outra.

Durante um desses encontros, ao voltarem para o dormitório da protagonista, ela encontra seus pais a esperando, com semblantes furiosos. Acontece que a protagonista estava faltando a muitas aulas e recebeu um e-mail sobre a possível perda de sua bolsa, e-mail esse que os pais dela receberam de alguma forma.

Muitas discussões acontecem, eles brigam com a protagonista, humilham ela e o sonho de ser escritora, a barista entra para defendê-la mas, cansada de tudo que está acontecendo. A protagonista a impede e a manda embora, dizendo que os pais tinham razão, que ela devia parar com essa bobeira e que as duas nunca dariam certo. A outra vai embora com uma clara decepção no olhar e a protagonista se vê perdida e triste.

8. Clímax da história

Enquanto fazia um projeto 3D do curso, tarde da noite envolta num clima depressivo. A protagonista pega seu celular e vê uma foto que ela tirou da barista, enquanto elas estavam de tocaia na sala de informática para investigar um dos alunos do curso, ela está prestes a deletar a quando nota algo no fundo da foto. Um professor levantando do computador e na tela está aberto um e-mail. Ela passa a foto para o computador para poder ampliar melhor e vê que aquele e-mail era o mesmo que ela recebeu sobre as faltas.

Conectando outros pontos das pistas que ela havia coletado, ela percebe que o stalker nunca foi um aluno e sim o professor. Com o coração acelerado, ela liga desesperadamente para a barista que atende de forma mal-humorada, a protagonista não consegue explicar direito antes da chamada ser brutalmente interrompida. A protagonista sai em disparada do dormitório, correndo para a faculdade e procurando por todos os cantos, sem sorte ela decide ir pro lugar onde tudo começou, no café.

9. Conflitos e verdades

⚠ !!! aviso de gatilho: essa parte contém violência e menção de armas !!! ⚠
Chegando no café, ela entra pela janela do banheiro e estava certa, os dois estão lá, a barista está no chão, ela está com um semblante furioso, olhando para seu sequestrador que está apontando uma arma para ela, ele está dizendo em tom sarcástico e louco sobre como ela se parece com a mãe e a barista grita em resposta para que ele não fale dela, em resposta, o maníaco bate no rosto dela com a lateral da arma e ela caí no chão, virada para o banheiro, quando vai se levantar ela vê a protagonista escondida na porta do banheiro e sente um alivio enorme no peito.

Sinalizando com as mãos, as duas se comunicam e começam a bolar um plano para pararem o sequestrador. A barista começa a puxar assunto com ele, o distraindo da parte onde a protagonista está escondida. O plot é revelado e o que acontece é que o professor era obcecado com a mãe da jovem barista desde quando eles namoraram na adolescência, um relacionamento abusivo que acabou mal, com uma medida preventiva de distância e com o homem indo para a cadeia, ele planejou todo o feito para sequestrar a filha e se vingar da mãe.

Enquanto ele se distraiu se vangloriando, a protagonista conseguiu chamar a polícia que chegou em pouco tempo e logo antes que ele pudesse fazer a jovem funcionária refém, a protagonista o acertou com uma cadeira nas costas, o derrubando e dando tempo suficiente para os policias o interceptarem e renderem-no.

Rapidamente, a jovem sequestrada corre em direção da protagonista e a abraça fortemente, suspirando de alívio e com lágrimas nos olhos. Emocionadas, a protagonista pede desculpas pela forma que tratou a outra, por tê-la tratado mal e deixado sozinha e acaba se declarando rapidamente, no momento de fogo.

As duas estão prestes a se beijar...

10. Créditos Finais

... quando a barista bate no balcão do café, trazendo a protagonista de volta a realidade "Moça, vamos fechar o café, a senhorita tem que ir", ela diz, de forma polida antes de retirar a xícara de café do balcão e virar as costas para a outra. A protagonista pede desculpas e diz que já vai sair, ela olha para seu notebook onde está toda a história que estava acontecendo, ela pisca algumas vezes e o fecha antes de se levantar e sair do café.

No final, tudo aquilo só estava passando na imaginação dela, fruto de diversas fanfics que ela lera e do grande crush que desenvolveu pela nova barista.

O filme não tem nenhuma mensagem final, mas, ao reler sua história, a protagonista percebe que havia projetado algo muito importante ali e decide realmente largar a faculdade de arquitetura e encarar a família para seguir seu sonho e até, quem sabe, realmente juntar coragem o suficiente para chegar na moça do café.
☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆ ☆
Ok, eu fiz o meu melhor para deixar essa história ruim, mas, devo admitir que acabei ficando investida no meu próprio roteiro HAHAHAH quem sabe eu não mude algumas coisas e realmente faça uma história sem um final decepcionante assim, hmn?

Esse tema foi BEM divertido e, apesar de ter acabado em cima da hora eu acabei me divertindo e espero que tenham gostado de ler ♥ 

Um beijo pra vocês, espero que estejam bem e se cuidando! 

2 comentários:

  1. Você trazendo a tona "A 5° Onda" me lembrou de uma madrugada da semana passada, onde eu tava lá, toda entretida editando umas imagens no nichi assistindo um filme de espiões totalmente alguma coisa que falho em definir no canal aberto e ele termina para começar esse e eu fiquei criticando o filme inteiro enquanto editava, tipo, chegou um ponto onde eu só consegui pensar "aham, pra fazer o triângulo funcionar você coloca o alien stalker e usa da premissa de que ele é um alien e não conhece tão bem sentimentos e emoções para se apaixonar pela protagonista, aí você arrasta um moleque que estudava com ela pra também sentir alguma coisa por ela e o resto que se lasque, né? Ah, os aliens são os adultos e as crianças tem que matar o resto da humanidade, sim, claro, com certeza, aham..." enfim, me diverti horrores e quando vi já eram quatro da manhã e começou o jornal. Mas, se quer um tema que a meu ver sempre estará fadado ao fracasso, não importa o quão bem feito ele seja é esse mesmo. Triângulo Amoroso. A maioria dos filmes aborrecentes que vejo lançado vai nessa premissa e consegue lascar excepcionalmente tudo (mas salvemos Hirunaka no Ryuusei, mesmo este sendo um mangá sim claro uwu'''') e Castelo Animado continua sendo o meu xodó rkeworkwo!!!).

    Mas vamos falar da sua tracklist que a meu ver é pioneira em misturar um monte de língua num filme só e, eu gostei que você me lembrou que "Girl Front" existe, sério, eu esqueci completamente dessa música e ela tem uma batida tão gostosa! Adoro a vozinha dasmeninas nessa! O roteiro ficou bom, coerente, não tem nada cabuloso demais exceto pelo 9. que me lembrou muito de MA mas assim, quem nunca bolou uma fanfic real demais para ser verdade enquanto tava num busão, não é mesmo? Neko trazendo as realidades da vida cotidiana ao som de muita farofa ou ié uwu

    E se ainda quiser um "puta merda q filme rui" eu digo Mangue Negro. Não existe na face do Planeta Terra um filme tão rui quanto Mangue Negro!!! KROEWKROWRKEO

    E que você continue com as blogagens do Together também ♥
    Beijos, Snow!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA SNOW FAZ TANTO TEMPO QUE EU NÃO VEJO ESSE FILME QUE NEM LEMBRAVA QUE UM DOS CARAS ERA UM FUCKING ALIEN!!!!! nossa, só desgraça e eu ainda vi no cinema com minhas amigas, uma delas inclusive ADOROU o filme, vai entender, tem realmente gosto pra tudo.
      Tipo, sei lá, eles poderiam ter feito um desenrolar tão melhor, um filme de ação mas enfim. Realmente, só salva Hirunaka no Ryuusei e eu tenho que assistir o live action dele!! só pra ver se fizeram jus ao bb.

      a chance de eu fazer uma trilha sonora desse jeito pra algum filme meu é 200%, sério, eu ouço milhares de músicas diferentes então por que não refletir isso no meu trabalho, né? língua é uma barreira muito superficial!!
      menina, loona se mantém firme e forte na minha playlist diária e girl front juntamente com sweet crazy love são duas das mais tocadas!
      Simm!! todo dia é uma fanfic diferente, minha imaginação não tem freio HAHAHAAH

      eita porra, já já vou ver esse tbm, pra comprovar a veracidade HAHAHAH

      Beeeeeeeeeeeeijos Snow, podexa que logo mais tem post do togetherrr ♥

      Excluir