março 05, 2021

Doze em Doze: 03. An Ode to Tangled

Boa noite, leitores curiosos, como estão nesse noite de sexta-feira? Sejam muitíssimos bem-vindos ao mês de março aqui no Limerence estrelado nada mais, nada menos, do que pelo meu filme favorito de animação da Disney, Enrolados! Esse template é muito mais simples do que o anterior e, verdade seja dita, eu estava quase chorando por ter que substituir o anterior apesar de ter amado de coração o resultado desse aqui, hahaha, aparentemente eu tenho um novo xodó do HTML e vou trazer ele de volta, mas por ora, falemos da estrela de março.

Não vou negar que foi complicado construir esse layout, pelo simples fato de que eu não tinha a ideia completa dele. Vejam, quando eu elaborei esse projetinho dos 12 em 12 (página em construção ali no menu, juro que esse mês eu arrumo ela q) eu comecei ele só abrindo meu bloco de notas no celular e fazendo uma lista de 1 ao 12 e colocando o que eu havia pensado em fazer a cada mês como tema. Algumas ideias eu tinha elaborado completamente enquanto outras eu só anotei o tema principal e fiz o famoso "vou deixar minha eu do futuro se virar com isso" pois bem, querida Neko do passado, apenas escrever "Rapunzel's Hair" no item de março nÃO ME AJUDOU MUITO NA HORA DA EXECUÇÃO.

Eu tinha uma ideia genial pra fazer isso aqui, eu tenho quase certeza que tinha porque eu escrevi uma coisa muito específica, sabem? "Cabelo da Rapunzel" tipo, eu tinha que estar muito focada pra escrever APENAS ISSO nas instruções, seja o que for que eu pensei, não era parecido com esse resultado final, aliás, esse resultado final nem foi o que eu tinha planejado de início. Vamos ver um pouco do processo criativo desse template, sim? Vejo que vocês gostam quando eu falo sobre isso, principalmente quando envolve alguma arte minha :)

Essa ilustração aqui do lado é o resultado final que está aqui na lateral do blog, sim, eu cortei e aproximei ela, mas a intenção original era usar ela inteira como um png transparente, acabei não usando porque ela ficou maior do que eu estava planejando na minha cabeça e ficaria muito pequeno pra ver os detalhes da pintura e da própria Rapunzel. Mas, vejam, até eu chegar nesse resultado foi uma outra odisséia.

A próxima imagem que vou colocar aqui embaixo é um conjunto de todos os outros rascunhos que eu fiz antes de chegar nesse último. Quando eu comecei a juntar referências eu me foquei na parte do concept art que foi feito pro filme porque eu sempre achei muito mais delicado e eu adoro ver as partes experimentais, principalmente porque tem muita coisa que é feita tradicionalmente e os artistas tendem a exagerar nos detalhes antes de passar um pente-fino e deixar o que realmente é viável fazer, coisa que traz muito mais riqueza aos personagens e cenários, aqui vão uns exemplos que eu usei.




Esse último exemplo eu pensei em usar ele diretamente como imagem de cabeçalho, fazer a área de postagem encostada com ela e duas barras laterais, não segui com essa ideia porque eu não achei nenhuma dessas artes em boa qualidade, aliás, vamos todos nos sentir velhos, sim? Ano passado, Enrolados fez 10 anos desde sua estreia em 2010, POIS É. Como o filme foi todo em 3D dá pra botar ai pelo menos um ou dois anos de preparação até o resultado final, então muitas dessas artes são de ANTES de 2010 :)

Como dá pra perceber, as primeiras ideias são bem diferentes do produto final, principalmente pela paleta de cores e o vestido da Rapunzel que era verde. O que, sinceramente, teria sido uma opção muito mais bonita  para a personagem, mas o roxo provavelmente foi escolhido por razões ~capitalistas. Entretanto, sem tirar os créditos dos artistas, transformar um conceito num filme verdadeiramente dito exige muito jogo de cintura e optar por soluções mais simples na direção de arte, o filme seria completamente diferente se tivesse sido executado em 2D.

Eu recomendo vocês procurarem pela internet mais dos concepts pra Enrolados, inclusive tem o livro "The Art of Tangled" que compila todo esse processo que antecede a produção, eu quero comprar a versão física mas, muito provavelmente tem algum link de pdf pra quem só quer curiar um pouco, hihi.


E com as referências vieram os primeiros rascunhos, que, se vocês repararem ali na esquerda os "AAAA" eu estava surtando um pouco porque não conseguia transcrever o que estava na minha cabeça. O que eu tinha certeza era que eu queria que tivesse a janela da torre, aquela que ela pula e estende o cabelo pra sair e que tá mais pra porta do que janela. 
O rascunho da direita foi o último antes de eu chegar nas ideias definitivas. Eu tinha imaginado um retrato com o cabelo dela pendurado pra fora da janela e descendo por toda lateral do blog, esse processo todo envolvia o cabelo dela estando jogado pela barra lateral, exceto por essa semi-pintura da cena com as lanternas no lago do castelo. Vocês devem imaginar o porque eu desisti desse ai né, olha a complicação que eu tava me metendo HAHAHAH logo eu que não desenho ou pinto um cenário há meses querendo bancar o Picasso de uma hora pra outra, aham tá, senta lá, Neko.
Esses aqui foram os rascunhos pro começo do fim. Um seria só a Rapunzel, plena e bela se esticando pro sol da manhã batendo na sua torre e o outro seria ela e o José, bem casalzinho, bem fofos. Eu definitivamente não consegui me decidir entre um ou outro então acabei fazendo o rascunho limpo dos dois, mas, já sabemos quem sobreviveu no final. Se vocês repararem, a moldura da janela lembra algo de pedra isso porque eu jurava que a moldura da janela era de pedra e não madeira, só quando fui olhar as referências do filme mesmo que eu vi, inclusive também percebi que o formato era completamente diferente desse que eu fiz, e foi ai que eu percebi que as escalas estavam bem erradas.


Ok, gente, mas vocês estão vendo O TAMANHO dessa janela/porta? De acordo com o Google, a Rapunzel teria mais ou menos 1,70 de altura, logo, se ela consegue ficar de pé na moldura da janela então ela já se enquadra como porta, enfim. Minha janelinha dos rascunhos não ficou condizente e eu gosto de seguir minhas referências à risca, então eu comecei a aumentar as proporções e, logo, a ilustração em si começou a ficar muito maior. (Cliquem nas imagens pra aumentar elas)
(Rascunho > Cores Base > Detalhamento do cenário > Detalhes da personagem + sombreamento > Ilustração Final)


Eu queria fazer uma barra lateral com o topo arredondado e colocar a ilustração seguindo essa moldura, porém, como ela ficou grande demais, não encaixou direito mesmo tirando a parte do mastro no topo da janela, achei que ficaria pequeno demais pra realmente causar impacto, sabem? Dei o maior duro na ilustração pra vocês nem conseguirem ver os detalhezinhos? Nem apreciar o Pascal pequetuxo no ombro da Zezel? (somos intimas)

Então optei por fazer essa versão "close" fixada e esse pequeno gadget só pro menu do blog mesmo, fazer o quê? Eu gosto de coisas mais minimalistas HAHAHA desafio extra: fazer um layout com barras laterais normais até o final do projeto qq

Bem, acho que era isso pra falar sobre o processo desse layout. Enquanto escrevia eu acabei por tomar uma garrafa de chopp de vinho então estou um pouco alegre pra lembrar se tinha outro ponto pra falar sobre. Ah sim, eu tenho um vídeo do processo da ilustração porque o Procreate grava automaticamente, só que, por conta da mudança de tamanho (que iniciou com 300px de altura e evoluiu para fucking 800px) a qualidade do vídeo ficou HÓRRIVEL. Mas, ainda sim acho que seria interessante, só não vou colocar agora porque o vídeo tem oito minutos e eu teria que upar para o youtube primeiro, mas, se vocês gostarem eu trago ele na próxima postagem, que tal?

Já testei o menu e  tudo funciona normal, tenho que arrumar as fotinhas na página sobre mim e terminar de arrumar as páginas que não tem nada, hihi. Também coloquei um link pra encher o menu mesmo pra a trilha sonora do filme, a primeira música onde a Rapunzel canta sobre quando a vida dela vai começar e, sinceramente, I can TOTALLY relate. Venho pensando nisso todo dia quando chego no meu trabalho cujo odeio, enfim, com sorte esse ano isso vai se resolver, mas depois falo mais sobre isso.

Me avisem se tiver algum erro de visualização pra vocês ou se algo está difícil de enxergar, eu sinto que deixei o negrito e sublinhado com cores um pouco clara demais então me avisem se isso for um problema mesmo e espero que tenham gostado do layout e logo mais estou de volta!


PS¹: AAH! E um agradecimento especial pro Victor do Esfera Fantasma que me ajudou com o footer da postagem ♥
PS²: Pessoal, não falei nos outros layouts porém se vocês tiverem dúvida sobre algo que eu fiz de HTML ou quiserem tutorial de algo podem pedir, viu? Venho experimentado e aprendido muita coisa com esse projetinho e as vezes pode interessar a mais gente, né?

10 comentários:

  1. eu to apaixonado!!! eu amo demais enrolados também, me identifico muito com a rapunzel (apesar de que ela é perfeita). e sobre o título do layout ser a única informação que tu tinha sobre o teu layout, achei curioso pois eu muitas vezes faço isso de deixar tudo pro eu do futuro e depois fico super confuso.

    esqueci que faz 11 anos que enrolados saiu. meudeus, eu tinha só 9 anos!!! lembro que assisti em inglês porque pirateei e me apaixonei de cara pelo filme. aliás, sabia que nas primeiras sessões do cinema o nome do José tava Eugene na dublagem? porque mudaram a dublagem em cima da hora mesmo. fun fact!

    chocado que a rapunzel tem mais ou menos 170cm :o sou um nanico perto dela. eu sempre me surpreendo com teus desenhos porque eles são lindos demaaais!! lembro de ter olhado o post de janeiro em busca do layout e vi o teu desenho, achei demaaais!!

    e nem precisava agradecer!! feliz que o código esteja funcionando propriamente, e sempre que precisar tamo aí ♡

    dito isso, vou ficar aqui apreciando essa maravilha do design. beijo :•)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me identifico muuuuito com ela!! Principalmente envolvendo a parte artística, deve ser por isso que gosto tanto, hah!
      Nossa, minha eu do passado adora me deixar uns perrengue e eu adoro deixar perrengue pra minha eu do futuro, é um ciclo vicioso!!

      Eu podia jurar que enrolados era tipo, de 2013, sabe?? Nossa, o tempo passa muito rápido! Jura?? eu ainda prefiro Eugene do que José, na real, eu só não gosto da dublagem do Luciano Huck mesmo, a voz do Eugene em inglês é linda demais.

      Eu também fiquei chocada, quer dizer, essa informação veio do google, nunca se sabe. Acho que todo mundo tem a impressão dela ser pequena porque a menina é super magrelinha HAHAHHAA aaaaah obrigada ♥ eu sempre tento meu melhor nas ilustrações, é o que eu mais amo fazer!

      Hhihihih precisa sim!! Vou sempre colar lá no discord quando precisar de mais ajuda, hahaha!!

      Beeeeeeeeeeeeeeijo!

      Excluir
  2. OLHA UMA BLOGUEIRA DEDICADA!!! HAUSHAUSHUAUHS

    Adoro ler sobre seu processo de criação do layout porque daí percebo que não sou a única que passa por isso - UMA SALVA DE PALMAS PRO VITO QUE AJUDA TODAS NÓS COM ESSAS COISAS HEIM??? Meu layout atual tb só saiu graças a ele, HUAHSUAHSUAHUSHU!

    Pra mim seu layout fica meio cortado, porque minha resolução é muito maior, e não sei se as cores estão ruins porque eu dei aquele zoom 150% maroto então a fonte tá beeeem grande. Daí tá fácil de ler, não tentei ler pequeno?? Enfim, fica aí esse feedback.

    Gostei muito da sua solução com esse menuzinho discreto, mas confesso que achei linda a ideia original, que pena que não rolou! Mas sua ilustração tá bem fofa e teria, de fato, sido um certo desperdício não ter dado esse zoom nela! Ai, as difíceis escolhas da vida de designer, né? Hahaha!

    Vamos com fé que 2021 vai ser melhor, né? O meu começou um verdadeiro caos então não sei se tenho fé na minha própria frase esperançosa, mas TENHAMOS MULHER, TENHAMOS!!

    Beijinhos Neko :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOU SER SINCERA E DIZER QUE >EU< MESMA TO CHOCADA COM MINHA DEDICAÇÃO HAAHAAHAHAH

      Aaah Shana, acho que todo mundo lida com essa bagunça, é aquela coisa de confiar no processo! VITINHO SALVANDO TODO MUNDO AQUI, AMÉM TI HAHAHAHAHAAH

      Mulher, desde que você me falou que tem que ler em 150% eu sempre faço meus layouts pensando como vai ficar pra você HAHAHAH mas, eu espero que pelo menos a ideia que eu tinha voce conseguiu visualizar!! Obrigada pelo feedback ♥

      Aaaah realmente, a vida de quem lida com criatividade e design é cheia de decisões difíceis, e quem sabe eu não tento incorporar a ideia antiga outra hora? Eu acho que eu mesma me baguncei quando comecei a enfeitar demais a ilustração HAHAHAHAHA

      Aaah meu 2021 tá sendo uma montanha-russa desde o começo, não vou negar! MAS VAMOS MANTER A FÉ!!!

      Beeeeeeeeeeeijos! ♥

      Excluir
  3. ei, passei aqui pra te indicar a tag do together que eu montei!! espero que seja legal responder :-)
    https://ghostorb.blogspot.com/2021/03/criando-tag-de-neverland.html

    ResponderExcluir
  4. Essas coisas que a gente anota e deixa pro eu do futuro resolver é sempre um tiro no pé, né? Mas em compensação FICOU LINDO AAAAA, eu amei amei amei esse layout, tudo nele é maravilhoso!

    Não sei como está em outras resoluções, mas eu uso uma resolução toda zoada no meu PC (que é tipo uma resolução enorme com zoom na tela pra eu conseguir enxergar) e tá aparecendo tudo certinho aqui, então imagino que em resoluções "padrões" esteja ok!

    Eu adoro como você documenta o processo de criação e acho lindo demais que você faz as próprias ilustrações ♥ Infelizmente eu só sei lidar com os códigos mesmo (e ainda tô longe de manjar direito, risos) então minhas criações sempre ficam "peladas" ~Ç,SADALÇSD

    Minha única "reclamação" é que achei a fonte do negrito muito clarinha, ela quase não contrasta com o fundo, daí só consigo ler selecionando! Fora isso tá tudo lindo e maravilhoso ♥

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sempre, tenho que começar a tratar minha eu do futuro com mais carinho!! AAAAA muito obrigada ♥ fico feliz que tenha gostado!!

      HAHAHAHAAHA bem, pelo menos tá certinho! Fico preocupada de ficar difícil ou estranho pros outros verem, por isso sempre peço o feedback!

      Aaah muito obrigada ♥ eu fico feliz que vocês gostam porque eu realmente adoro documentar tudo! Hahahaah, também tenho meus problemas com os códigos, um dia a gente aprende a manjar tudo! (quem sabe até faço umas ilustrações pro pessoal usar a vontade?)

      AH! devia ter visto seu comentário inteiro antes, pois vou mudar agora mesmo o negrito! Também achei muito claro, enfim, agora vai dar bom.

      Beeeeeeeijos!

      Excluir
  5. O choque mesmo foi saber da real altura da nossa querida Zezel, pois na honestidade, eu achava que menina era um cotoco de gente! No mais adorei a sua trama em relação a ilustração Neko, o layout de março tem as cores do verão e como essa estação maravilhosa acaba logo nessa semana, achei bem digno esse laço - é quase uma passagem para o outono também.

    Aliás, se posso dizer que gostei de algo foi da forma como você deixou os marcadores e o leia mais, o sombreado e as cores que aparecem são tão bonitinhas visualmente! Realmente, um ótimo trabalho Neko.

    Beijos, Snow ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, eu também achava! Acho que todo mundo tem essa impressão por ela ser tão magrela, mas, veja, eu peguei essa informação do google então pode não estar tão certo, apesar da altura "padrão" pra mulheres é de 1,68, hah.

      Aaaaah fico feliz que tenha gostado!! Não tinha percebido que as cores realmente fazem uma passagem pro outono, gostei que você pegou esse detalhe!

      Aaaah você reparou nisso!! Eu adorei o efeitinho que trouxe no leia mais, acho que deu um toque especial ♥

      Obrigada pelos elogios, Snowzy ♥
      Beeeeeeeeeeeijos!

      Excluir